Então, no post anterior eu coloquei os conteúdos mínimos exigidos pela secretaria de educação do Estado do Rio de Janeiro para o 6º ano, continuando a nossa atualização eu coloco aqui o conteúdo de 7º ano. Na minha opinião essas mudanças foram ótimas, então vai dando uma lida ai morou!!!
7º ano – 1º bimestre:
Artes Visuais
·Discutir a atuação do homem africano na construção da arte e da cultura brasileira.
·Perceber a singularidade da estética afro-brasileira, a partir de contato com imagens, fotografias e vídeos.
·Experimentar materiais a partir da iconografia da arte africana.
Oxum em êxtase - Obra de Abdias Nascimento
Música
·Conhecer os processos da formação da música brasileira, a partir de aspectos da cultura Africana e sua influência na construção de nossa música.
·Ouvir analisar, apreciar material sonoro de origem africana e sua incorporação na sua música brasileira, popular e erudita.
·Fazer uso do próprio corpo para aprimorar noções de ritmo e melodia.
·Construir instrumentos a partir de materiais diversos, dando ênfase à percussão.
Teatro
·Conhecer manifestações de teatro popular de diferentes regiões do pais.
·Compreender que os objetos culturais fazem parte do patrimônio cultural da humanidade e valorizar a sua preservação.
·Reconhecer a cultura oral como forma de dramaturgia popular.
·Contar histórias da cultura popular (contos,lendas, cordéis, “causos” etc.) e participar como ouvinte dos colegas.
·Construir dispositivos e objetos cênicos (máscaras, bonecos, cenários, etc.) com materiais diversos, inclusive sucata.
Dança
·Refletir sobre a presença da dança em diferentes culturas.
·Refletir sobre as matrizes das danças populares brasileiras (europeia, africana e indígena).
·Conhecer o repertório das danças populares brasileiras.
·Desenvolver a consciência corporal.
·Compreender e trabalhar corporalmente distintas danças do repertório das danças populares brasileiras.
2º bimestre
Artes Visuais
·Discutir a influência indígena na construção da arte e da cultura brasileira.
·Perceber a singularidade da estética indígena, a partir de contato com imagens, fotografias e vídeos.
·Perceber o corpo como suporte a partir da pintura corporal indígena.
Música
·Conhecer os processos da formação da música brasileira a partir de aspectos das culturas indígenas e sua influência na construção de nossa música.
·Ouvir, analisar, apreciar material sonoro de origem indígena e sua incorporação na música brasileira popular e erudita.
·Fazer uso do próprio corpo para aprimorar noções de ritmo e melodia.
·Reconhecer-se como sujeito da produção artística.
Teatro
·Valorizar o(s) autor(es) e intérprete(s) de espetáculos de teatro popular, conhecer aspectos de suas(s) biografia(s) e as principais obras.
·Apreciar obras da cultura popular, festejos, folguedos, desfiles carnavalescos e outras, reconhecendo-as como manifestações teatrais.
·Vivenciar a linguagem teatral por meio de jogos e brincadeiras populares que abordem seus elementos fundamentais.
Dança
·Conhecer aspectos das danças das culturas afro-brasileira e indígena.
·Refletir sobre corpo, dança, raça e etnia.
·Exercitar a análise e a leitura crítica de obras de danças brasileiras.
·Ampliar o vocabulário corporal e o repertório de movimentos expressivos através da prática de danças brasileiras.
·Experimentar distintas formas de dançar em grupo.
3º bimestre
Artes Visuais
·Conhecer as diferentes linguagens visuais
·Identificar o desenho, a história em quadrinhos, a pintura, a gravura, a cenografia, a ilustração científica, a forma tridimensional, a fotografia, a indumentária, a publicidade, artes gráficas, arquitetura, desenho industrial, o cinema, filme de animação, televisão e imagens de computador.
·Criar trabalhos individuais e coletivos.
Música
·Conhecer os processos da formação da música brasileira a partir de aspectos da música Portuguesa/europeia e a sua influência na construção de nossa música.
·Ouvir, analisar, apreciar material sonoro de origem Portuguese/europeia.
·Praticar/exercitar a percepção de sequências rítmicas e melódicas.
·Reconhecer-se como sujeito da produção artística.
Teatro
·Reconhecer a importância do artista popular para a construção da identidade regional e nacional.
·Resgatar elementos da cultura regional, nacional e étnica.
·Identificar diferentes gêneros teatrais ligados à cultura popular (cortejos, autos, folguedos, festas etc.)
·Improvisar cenas teatrais com os colegas a partir de estímulos variados (tais como temas geradores, sons, gestos, objetos etc).
Dança
·Refletir sobre o erudito e o popular na arte.
·Situar e compreender as relações entre corpo e cultura, presentes na dança.
·Analisar a relação entre dança, música e estrutura narrativa em distintas danças populares brasileiras.
·Identificar limites e possibilidades corporais individuais e coletivas.
·Reconhecer e respeitar os diversos pontos de vista, as subjetividades presentes em sala de aula e o ambiente sociopolítico e cultural de cada um
4º bimestre
Artes Visuais
·Discutir a presença da arte popular brasileira.
·Perceber a importância da arte popular na construção do imaginário brasileiro.
·Identificar a presença dessas matrizes nas manifestações musicais regionais, destacando o forró e seu largo campo de ritmos e gêneros correlatos.
·Ouvir, analisar, apreciar o forró nas suas múltiplas vertentes.
·Distinguir elementos melódicos e rítmicos a partir dos gêneros musicais.
·Vivenciar práticas instrumentais, com ênfase na percussão.
Teatro
·Reconhecer as performances africanas, afro-brasileiras e ameríndias como linguagens cênicas.
·Comunicar aos colegas sua apreciação explicando o sentido que atribuiu às obras.
·Organizar apresentações de teatro popular com a ajuda dos colegas, dividindo tarefas e participando ativamente de todas as etapas do processo.
Dança
·Reconhecer-se como pertencendo a uma estrutura e identidade cultural.
·Refletir sobre as manifestações da dança utilizadas por diversos grupos sociais e étnicos, compreendendo-as como patrimônio social, em sua dimensão sócio-histórica.
·Conhecer os dançarinos e grupos de dança popular braslleira, identificando e contextualizando épocas e regiões.
·Identificar e experimentar as distintas relações entre corpo, espaço, tempo, fluxo e peso, presentes nas danças populares brasileiras.
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